Tag Archives: Musica para relaxamento

Musica para relaxamento: sons binaurais, sons isocrônicos

Brainwave Syncronization também chamado de “Brainwave Entrainment”, Sincronização de Ondas Cerebrais, é uma forma de induzir a pessoa a um determinado estado cerebral com sons que estimulam o cérebro. Esses sons fazem o cérebro variar nas diversas frequências dos estados alfa, beta, gama e theta.

10% desconto sobre software: Mind WorkStation y Neuro-Programmer.

Sons isocrônicos: sons de apenas um tipo de frequência nos dois alto-falantes. Podem ser ouvidos sem fones de ouvido. São muito efetivos. Os sons isocrônicos são utilizados para se conseguir induzir o cérebro a trabalhar em certas frequências que nos são benéficas. Tais como estados que beneficiam: Relaxamento, meditação, concentração, saúde, restauração.

Sons binaurais: São sons que necessitam de ser ouvidos em fones de ouvido. São duas frequências quase iguais, uma em cada lado do fone que estimulam o cérebro.O abuso deste tipo de sons, é extremamente perigoso. Binaural – literalmente significa “possuindo ou sendo relacionado às duas orelhas”. A audição binaural, juntamente com a filtragem de freqüências, permite aos animais determinar a direção da origem dos sons. É uma técnica de gravação e reprodução sonora bastante interessante, pois, com apenas dois microfones, é possível criar o efeito de som ambiente. Para a gravação são colocados dois microfones acoplados à cabeça de um manequim. Os microfones devem ser colocados na posição das orelhas.

A grande vantagem dos Isocrônicos em relação aos Binaurais é que os Isocrôncios não necessitam obirgatoriamente de fones de ouvido para se conseguir os efeitos desejados. Tanto por experiência própria, quanto a estudos que já vi publicados e feedback de quem já experimentou os dois, verifica-se que os Isocrôncios são mais efetivos.

Geralmente quando uma pessoa está acordada e alerta seu cérebro deverá estar numa frequência 14 a 21 hz, que é chamada de Alpha, acima desse fraquência a pessoa deverá se sentir ansiosa, excitada ou estressada. Em estado de relaxamento, que é a faixa ideal para se praticar meditação, ou sono leve, a frequência cerebral varia de 7 a 14 hz, que é chamado de estado Beta.

Teta (Meditação, Intuição/Creatividade, Memória). Aprofundando ainda mais o relaxamento, você entra no misterioso estado Teta onde a atividade cerebral baixa quase ao ponto do sono. Teta é o estado cerebral onde incríveis capacidades mentais ocorrem. O estado Teta propicia flashes de imagens do inconsciente, creatividade e acesso a memórias a muito tempo esquecidas. Teta leva você a estados profundos de meditação. Você pode sentir a sua mente expandir além dos limites do seu corpo.

As ondas Teta têm um importante papel em programas de modificação de comportamento e têm sido usado no tratamento do vício de drogas e álcool. Teta é também o estado ideal para aprendizagem acelerada, reprogramação mental, lembrança de sonhos, creatividade e aumento da memória. A faixa das ondas Teta está entre 4-7 HZ.. Em Teta, nós estamos como num “sonho acordado”, ficamos receptivos a informações que estão além do nosso estado normal de consciência, ativando estados mentais extrasensoriais.

A frequência Delta, de 0 a 4 hz, que é o sono mais profundo e o estado de inconsciência.